O uso de explosivos no desmonte de rochas, como já mencionamos aqui no blog da Nitro, é um recurso bastante utilizado na construção civil e na mineração. Tal atividade deve estar amparada por um projeto de operação para que seja operacionalizada de forma segura.
A utilização de explosivos para o desmonte de rochas gera ondas e vibrações que se propagam em todas as direções através do solo — tanto em operações minerárias quanto em obras civis.
Há, no entanto, uma série de fatores que podem influenciar o nível de vibração e a propagação, como a carga de explosivo a ser detonada em um determinado instante (carga máxima por espera) e a distância entre o ponto de detonação e o ponto a ser monitorado.
Fato este que deixa explícita a importância do trabalho técnico que envolve os estudos de sismografia. Principalmente quando o empreendimento em questão está próximo de aglomerações urbanas — e os efeitos do uso de explosivos podem ser mais notados pela população.
Um possível desconforto causado pela vibração, pode provocar hostilidade entre a população, os órgãos públicos de fiscalização e a empresa responsável pelo empreendimento. Contudo, por meio do controle ambiental sismográfico, problemas neste aspecto são evitados.
No Brasil, a norma aplicada ao controle dos impactos causados pela utilização de explosivos é a NBR 9653:2018. Além dela, aqui na Nitro são seguidas as recomendações internacionais da International Society of Explosives Engineers (ISEE) — a Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos, o que nos possibilita medidas efetivas para controle de vibração, ruído e ultralançamento em desmonte de rochas.
Seguindo diretrizes nacionais e internacionais, o trabalho de controle ambiental sismográfico realizado na Nitro permite que operações não sejam causa de interferências socioambientais, sobretudo as que ficam próximas a comunidades. Quer saber mais sobre o trabalho da Nitro?
Somos uma empresa especializada em desmonte de rochas com uso de explosivos civis. Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais? entre em contato conosco.
Comentarios